sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Os Paramentos Sacerdotais

Ao altar e ao templo, os sacerdotes em estado de pureza subiam vestidos de linho fino. Abstinham-se rigorosamente de vinho puro, por escrúpulo religioso para não se exporem a transgredir a mais pequena prescrição da liturgia (leitourgía). 

O sumo sacerdote subia com eles; não todos os dias, mas só nos sétimos dias, nas neoménias e em todas as festas nacionais ou solenidades em que, cada ano, todo povo se junta.

Quando ele presidia, escondia as suas coxas até ao baixo ventre por um calção. Usava uma roupa interior de linho e, por cima, uma túnica violeta descendo até aos pés, roupa tapada e guarnecida de franjas, no fundo das quais estavam suspensas campainhas de ouro que alternavam com romãs, simbolizando as campainhas o trovão e as romãs o relâmpago.

A presilha de tecido que servia para fixar esta vestimenta ao peito consistia em 5 faixas de tapeçaria de cor diferente: ouro, púrpura, escarlate, com linho fino e violeta, de que eram tecidos, como vimos, os véus do templo.

Trazia um efod, apresentando este mesmo jogo de cores, com mais ouro ainda. Esta peça tinha a forma de uma couraça, agrafada por 2 fíbulas de ouro, entre as quais estavam engastadas grandes e belas sardónicas gravadas com os nomes dos epónimos das tribos da nação. Do outro lado, estavam fixadas 12 outras pedras, dispostas em 4 filas de 3: sardónica, topázio, esmeralda, rubi, jaspe, safira, ágata, ametista, rubelite, ónix, berílio, crisólito, em cada uma das quais estava escrito, igualmente, o nome de um epónimo.

O sumo sacerdote tinha a cabeça coberta com uma tiara (tiára) de linho fino, bordada com uma risca violeta, e cercada com uma outra coroa, em ouro, que trazia, em relevo, as letras sagradas: são 4 vogais (phônêenta).  Não trazia este paramento constantemente (usava um mais simples), mas somente cada vez que ele tinha de penetrar no ádito (=o inacessível).  Ora, ele não entrava lá senão uma vez por ano, sozinho, no dia em que é uso todos os Judeus jejuarem em honra de Deus. 

A respeito da cidade, do templo, dos usos e das leis que se relacionam, falaremos com mais precisão um vez mais, porque resta ainda muito a dizer sobre estes assuntos.

 YHWHYHWH (Yahwéh). Para um ouvido grego, esta palavra soaria como se só tivesse vogais.

 Ex 28; 39, 1-31.


 No Dia das Expiações (Lv 16).

Nenhum comentário:
Write comentários

Postagens mais visitadas


contador de visitas

Postagens mais Recentes

Follow Us

Music BlogsPageRank
eXTReMe Tracker