sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

O Átrio das Mulheres

Havia, forçosamente, 2 (portas) a oriente; porque, deste lado, tendo sido construído um muro para reservar um lugar de culto particular às mulheres, era precisa uma segunda porta; esta foi construída frente à primeira.

Nos outros lados, havia uma porta a sul e outra a norte, que davam acesso ao «átrio das mulheres». Elas não podiam, com efeito, entrar pelas outras portas,nem transpor o muro de separação que ladeava o seu próprio átrio. Este espaço, de resto, estava aberto ao culto às judias do país e igualmente às mulheres da mesma raça, mas que viessem de outros lados.

Flavio Josefo sugere, assim, que o períbolo interior foi construído primeiramente todo seguido, e só depois é que nele se construiu um muro para fazer a separação entre as mulheres e os homens. A ideia de o construir deve ter sido posterior à construção do períbolo, até porque não existe, no Antigo Testamento, nenhuma referência a tal separação. Sendo assim, o mais lógico é que fosse construído a ligar duas êxedras, uma do norte com outra do sul do períbol. A altura deste muro não é indicada, o que leva a pensar que era a mesma do muro que circundava o períbolo, dos batentes da Porta Coríntia e das êxedras: 40 CV. A afirmação de Mid 2, 4 não se aplica ao templo de Herodes, porque à frente da porta do naós ficava uma êxedra de 50 CV de altura e uma torre, segundo F. Josefo.

Cf.: «E [o átrio das mulheres] era, inicialmente, nivelado, e cercaram-no com uma galeria, para que as mulheres olhassem de cima e os homens de baixo, com a finalidade de não se misturarem.» (Mid 2, 5).

Quer dizer que os homens podiam entrar pelas restantes portas do períbolo.

Todo o períbolo interior mediria 200 CV no sentido norte – sul, o dobro do anterior, o quer dizer que o átrio das mulheres media 200 CV de comprimento por cerca de 135 CV de largura. (Cf.: Mid 2, 5).


As salas do átrio das mulheres eram salas do Tesouro, pois a viúva que deitou a esmola no Tesouro do templo só tinha acesso ao átrio das mulheres ( Mc 12, 41-44; Lc 21, 1-4).

Nenhum comentário:
Write comentários

Postagens mais visitadas


contador de visitas

Postagens mais Recentes

Follow Us

Music BlogsPageRank
eXTReMe Tracker