sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Massada

Um rochedo de um contorno bastante vasto e de uma grande altura está isolado de todas as partes por profundas ravinas, cujo fundo não se vê. São escarpadas e inacessíveis aos pés de qualquer ser vivo, exceto em dois sítios, onde a rocha se presta a uma subida penível. 

Destes dois caminhos, um parte do lago Asfaltite na direção do Oriente; o outro fica a Ocidente e oferece mais facilidade à caminhada. Chama-se o primeiro «Serpente», por causa da sua estreiteza e das suas inúmeras curvas: porque é cortado onde as escarpas sobressaem, volta frequentemente sobre si próprio, alongando-se, depois, pouco apouco, prossegue com grande dificuldade a sua progressão. Qualquer homem que siga este caminho tem de se apoiar alternadamente sobre cada pé, porque a morte vigia-o; de cada lado abrem-se abismos que podem gelar de medo o mais bravo. Quando se seguiu o caminho no espaço de 30 estádios, só se tem diante de si um cimo sem ponta terminal, que forma no cume uma superfície plana.

Foi sobre este planalto que o Sumo Sacerdote Jónatas construiu inicialmente uma fortaleza, que ele denominou Massada (Masada); em seguida, o rei Herodes ocupou-se como grande zelo em preparar este lugar.

Elevou em torno do cume, num comprimento de 7 estádios, uma muralha de pedras brancas, com 12 côvados de altura, com a espessura de 8 (côvados). Sobre ela, erguiam-se 37 torres com 50 côvados de altura, donde se podia passar para habitações construídas em toda a face interior do muro. O rei tinha reservado o cume para a cultura, que é fértil e de uma terra mais móvel que todas as planícies; deste modo, se houvesse escassez de provisões de fora, a fome pouparia os que tivessem confiado a salvação deles à fortaleza.

Construiu também um palácio na vertente ocidental, sob as muralhas da cidadela e voltado para o Norte. O muro deste palácio era alto e sólido; era flanqueado nos ângulos por 4 torres de 60 côvados de altura. No interior, a disposição dos apartamentos, pórticos e banhos ofereciam muita variedade e luxo; por todo o lado se erguiam colunas monolíticas; os muros e o pavimento dos apartamentos eram revestidos de mosaicos de cores variadas.

Perto de cada um dos sítios habitados, tanto na altura como em torno do palácio e diante da muralha, tinha mandado escavar muitas grandes cisternas na rocha, para fornecer água com a mesma abundância como se lá houvesse fontes.

Um caminho escavado, invisível de fora, conduzia do palácio ao cimo da colina. De resto, era difícil aos inimigos fazer uso mesmo dos caminhos que se viam, porque o do Oriente é, como dissemos, naturalmente inacessível, e Herodes fortificara o do Ocidente, na sua parte mais estreita, com uma forte torre, que uma distância de pelo menos 1000 côvados separava do cimo, e não era possível voltar nem fácil de tomar. Mesmo para viajantes nada tendo a temer, a saída era árdua. Assim, a natureza e a mão dos homens tinham fortificado este lugar contra os ataques dos inimigos.

Admirava-se ainda mais a riqueza e o bom estado dos aprovisionamentos acumulados; de facto, mantinha-se em reserva trigo em quantidade suficiente para um longo tempo, muito vinho e azeite, legumes secos de variadas espécies e montes de tâmaras. 

(B. J. VII, Cap. VIII , 3 - 4)


Massada (Masada) não é referida na Bíblia, contudo pareceu-nos conveniente a sua descrição, para podermos confrontar com ela a descrição de outros lugares e de outras construções. É, todavia, um dos lugares do castigo dos Judeus (Mt 27, 25; Lc 23, 28-31; etc.).

Nenhum comentário:
Write comentários

Postagens mais visitadas


contador de visitas

Postagens mais Recentes

Follow Us

Music BlogsPageRank
eXTReMe Tracker