sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

As Portas e os Pórticos dos Átrios Interiores

A parte ocidental não tinha porta mas, deste lado, o muro tinha sido construído todo seguido. 

Os pórticos que se estendiam entre as portas, no interior do muro do períbolo, diante das salas do Tesouro (gazophulakíon),eram suportados por belíssimas e altíssimas colunas.  Eram simples (=tinham uma única fila de colunas) e, exceto na dimensão, nada cediam aos pórticos de baixo. 

9 das portas eram inteiramente revestidas de placas de ouro e de prata, incluindo as pilastras e os lintéis. (A porta exterior ao templo, feita de bronze coríntio, era de um valor bem maior que as que estavam revestidas de prata e de ouro).

Cada portal compreendia 2 batentes, cada um de 30 côvados de altura e 15 côvados de largura. 

Após a entrada, estes portais alargavam-se, no interior, de um lado e do outro (par' hekáteron), em êxedras com o comprimento e a largura de 30 côvados, com aspeto de torres, com a sua altura de mais de 40 côvados. 2 colunas de 12 côvados de perímetro sustentavam cada uma das êxedras. As dimensões dos outros portais eram as mesmas, mas o que permitia passar do átrio das mulheres para lá da Porta de Corinto, e que se abria a oriente, frente à porta do templo, era muito maior, com os seus 50 côvados de altura, os seus batentes de 40 côvados  e a sua sumptuosa ornamentação, onde se havia prodigalizado espessos revestimentos de prata e de ouro. Ouro, Alexandre, pai de Tibério, espalhou-o sobre as outras 9 portas. 15 degraus mais baixos que os 5 degraus dos outros portais conduziam do períbolo do átrio das mulheres a esta porta maior.

Do lado ocidental, o muro foi «construído todo seguido» = «construído sem interrupção», porque não tinha porta. As interrupções do muro do períbolo interior eram, portanto, as portas, com as pilastras destas. Talvez as pilastras das portas fossem as únicas pilastras deste muro.

Como Josefo fala dos «pórticos entre as portas, frente às salas do Tesouro», e como o espaço entre o muro ocidental e a Rocha Sagrada não permite construções muito largas, é de supor que, deste lado, o períbolo interior apenas tivesse um muro, sem pórticos nem salas.

 Jo 8, 20: «[Jesus] disse estas palavras no Tesouro, ensinando no templo». Este capítulo 8 do Evangelho de S. João inclui o episódio da mulher adúltera, que não seria levada para além do átrio das mulheres. Em todo o caso, o átrio dos homens não devia ser muito prático para discutir o que quer que fosse.

A Mishnáh situa 3 salas a norte e 3 salas a sul do átrio dos sacerdotes, mais 4 nas extremidades do átrio das mulheres e mais uma de cada lado da Porta de Nicanor (porta oriental), num total de 12 salas (Uma por cada tribo de Israel?) (Mid 1, 4; 2, 5; 5, 3-4). Trata-se, em grande parte, de extrapolações de Ez 40, 38-46; 42, 1-14 e 44, 15-19. O número de 12 salas encaixadas entre as êxedras é o que se obtém, ao traçar a planta do períbolo interior com os dados de Josefo, mas aMishnáh atribui-lhes funções rituais, que nada têm a ver com as de salas do Tesouro, o que já o contradiz e aos Evangelhos. Chega ao ponto de situar aí a sala do Sinédrio, sem lhe atribuir medidas que lhe permitam tal função. Josefo, com efeito, situa as salas dos sacerdotes (os pastofórios) no(s) ângulo(s) sul do átrio exterior.

Convém confrontar esta descrição com os planos do Heródion, dos «Túmulos dos Reis» no vale do Cédron, do Panteão de Roma, do templo do Sol em Baalbec, de pórticos diversos de ágora (fórum), etc.

As colunas do períbolo de baixo mediam 25 CV. A altura interior do períbolo superior era de 25 CV. Descontando a altura do entablamento a estes 25 CV, as colunas do períbolo superior só podiam medir 20 CV (= 4/5 X 25 CV); por isso, eram inferiores nas dimensões às dos pórticos de baixo. Se os pórticos do períbolo superior só eram diferentes dos do períbolo de baixo nas dimensões, deduz-se que também eram arquitetonicamente da ordem toscana (ou dórica-romana).

15 CV só podem ser a largura dos dois batentes em conjunto, por 2 motivos:
a) Se cada batente medisse 15 CV de largura, as portas mediriam 30 CV de largura, o que não é possível, pois elas«alargavam-se, no interior, de um lado e do outro, em êxedras com o comprimento e a largura de 30 côvados.

b) Se as portas medissem 30 CV de largura (13,32 m), teriam de ter um pilar no meio e seriam portas duplas. Como as êxedras mediam 30 CV de comprimento e de largura, o pilar tinha de ser descontado à largura dos batentes; o que torna impossível cada batente medir 15 CV de largura.

Os batentes destas portas mediam 30 CV de altura e o muro media 40 CV (sem contar com as ameias). Os 10 CV de diferença (1/4 da altura) não equivalem à altura clássica do entablamento romano (1/5 da altura). Os lintéis e as pilastras (ou os montantes) das portas eram destacados do resto do muro, por serem revestidos de ouro e de prata, tal como os batentes. Há 2 hipóteses alternativas, das quais nos inclinamos para a primeira, por estar mais em conformidade com a lógica da arte greco-romana:

a) O muro teria um entablamento de 8 CV de altura (1/5 X 40 CV), tal como as êxedras do interior. Os lintéis das portas seriam troços salientes do entablamento do muro, suportados por 2 pilastras por cada porta. Essas pilastras talvez tivessem capitéis coríntios. Por cima e dos lados dos batentes das portas, haveria ombreiras e montantes, que não ultrapassariam os 2 CV de largura (em cima e dos lados). Um vestígio de uma ombreira ou de um montante, descoberto entre as ruínas do templo, encaixa nessa medida, já que mede cerca de 50 cm de largura, embora não tenha a largura completa.

b) O muro seria rematado apenas por uma cornija de 2,5 CV de altura, e as portas teriam lintéis de 7,5 CV de altura, com ombreiras salientes lateralmente no topo, em forma de T. Em antigas sinagogas e em antigos túmulos judaicos, são vulgares essas portas. Junto ao ângulo sudoeste do templo, foi encontrado um fragmento de uma ombreira como essas, de uma porta do períbolo exterior, mas nada nos garante que as portas do períbolo interior eram assim, até porque o outro fragmento, anteriormente citado, é demasiadamente estreito, mesmo não incluindo a largura total. Admitindo esta hipótese, o muro teria um aspeto demasiadamente maciço para fazer parte da obra mais importante dos Judeus.

Em todo o caso, é habitual monumentos da Palestina da época greco-romana não obedecerem a grande rigor clássico, nomeadamente nas proporções, sendo habituais entablamentos que ocupam muito mais do que 1/5 da altura.

As êxedras, compartimentos normalmente semicirculares, com assentos construídos em torno, eram frequentíssimas nos edifícios greco-romanos. Tinham, habitualmente, duas colunas. O Heródion também tinha 2 êxedras semicirculares, cada uma delas com 2 colunas. Também os túmulos do vale do Cédron têm 2 colunas em cada face e pilastras de ângulo.

Josefo diz que todas as 10 portas deste períbolo tinham êxedras, como é lógico. A Mishnáh só fala de uma, a norte do átrio dos sacerdotes. (Mid 1, 5-8; 2, 5; 5, 3-4). (Cf.: Ez 40, 44-46) A única êxedra que Josefo diz ter tido uma torre por cima (= uma câmara alta) é a êxedra oriental do átrio das mulheres.

Ao dizer «com aspeto de torres, com a sua altura de mais de 40 CV», talvez Josefo se refira ao parapeito sobre a cornija, porque é difícil imaginar as cornijas das êxedras desniveladas dos 40 CV da altura da muralha. É plausível a existência dum telhado pouco inclinado sobre as êxedras, em vez dum terraço suportado por traves de madeira, cobrindo uma extensão de 30 CV por 30 CV (13,32 m por 13,32 m). Esse telhado sobre as êxedras seria, muito possivelmente, em 4 vertentes, como era próprio de torres. (Conf. com os túmulos do vale do Cédron). Os guardas das portas do templo poderiam, mesmo assim, caminhar em torno desse telhado, sobre o muro, provido de um parapeito em torno, como é próprio de muitos castelos. O acesso ao cimo seria por escadas redondas inseridas na espessura das paredes. (Cf.: Mid 2, 9; 5, 3).

A versão latina diz: «de 40 côvados de largura, com batentes de medidas iguais (a esta)». A largura dos batentes não é referida, talvez por terem a mesma largura dos restantes: 15 CV para os dois batentes em conjunto. A diferença de altura entre 50 CV e 40 era, evidentemente, a altura do entablamento (1/5 X 50 CV).

Tem interesse confrontar o plano do templo de Jerusalém com os planos dos templos egípcios: nestes, aparece uma porta muito alta de entrada, mais alta que os pórticos interiores que cercam o átrio, orientado para um muro com uma porta ao centro, frente à anterior. Para além deste muro e desta segunda porta, fica a fachada dos compartimentos interiores, reservados aos sacerdotes. Estes compartimentos interiores, são, por vezes, alinhados em forma de T.

Segundo a Mishnáh, os 15 degraus seriam arredondados (Mid 2, 5).

Se os 5 degraus que conduziam às 9 portas do períbolo tivessem 0,5 CV ( =1 palmo) de altura (Mid 2, 3; 3, 6), os 15 degraus da Porta Coríntia teriam 1 mão de altura (= 1/3 X 1 palmo).

Se estes 15 degraus ocupavam uma altura equivalente às dos 5 degraus das restantes portas (5 X 0,5 CV = 2,5 CV = 1,11 m), não é de acreditar que o templo de Herodes tivesse os compartimentos que a Mishnáh situa por baixo do átrio dos homens, que nem sequer eram lugares apropriados para guardar instrumentos musicais. (Mid 2, 5-6) Sabemos, no entanto, que o templo tinha subterrâneos.


Diz o apócrifo Livro do Nascimento da Bem-aventurada Maria e da Infância do Salvador (Evangelho do Pseudo-Mateus), IV: «Cumpridos 9 meses, Ana deu ao mundo uma filha e chamou-a com o nome Maria. Quando a desmamou, ao 3.º ano, Joaquim e ela dirigiram-se ao templo do Senhor, e, tendo oferecido vítimas ao Senhor, apresentaram-lhe a sua filhinha Maria, para que ela habitasse com as virgens que, noite e dia, cem cessar, louvavam a Deus. Quando foi conduzida diante do templo do Senhor, Maria subiu a correr os 15 degraus, sem olhar para trás e sem reclamar os seus pais, como fazem todas as criancinhas. “E isso tocou de espanto toda a assistência, a tal ponto que até os sacerdotes do templo estavam admirados».

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