sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

O Pátio dos Sacerdotes

Um gracioso parapeito de belas pedras, com cerca de um côvado de altura, cercava (periéstephe) o templo (naós) e o altar, e mantinha o povo afastado, separando-o dos sacerdotes. 

Com efeito, se toda a cidade era interdita aos homens atingidos de gonorreia e aos leprosos, os pátios do templo também o eram para as mulheres no tempo da menstruação; por outro lado, mesmo quando estavam purificadas, não lhes era permitido transpor o limite de que falámos mais acima. Os homens que não estavam absolutamente em estado de pureza eram excluídos do pátio interior, e, igualmente, os sacerdotes no decurso da purificação ritual.

Os homens que, mesmo sendo de família sacerdotal, não exerciam função litúrgica (ouk eleitoúrgoun), por causa de uma enfermidade, mantinham-se com os sacerdotes válidos no interior do parapeito e recebiam as partes dos sacrifícios que lhes competiam por direito de nascimento, mas não usavam o traje de todos, porque só o que presidia usava o traje sagrado. 

 Cf.: Mid 2, 6; 5, 1-2; Ez 42, 13-14; 44, 17-19; 2Cr 4, 9.

Isto quer dizer, claramente, que o átrio dos sacerdotes era cercado pelo átrio dos (outros) homens. O espaço entre a êxedra da Porta Coríntia e o átrio dos sacerdotes poderia ser de 11 CV, mas o átrio dos homens mediria 200 CV no sentido N – S. O átrio dos sacerdotes poderia medir 135 CV de largura no sentido N – S; todavia 176 CV de comprimento são inconciliáveis com os dados de Josefo. O átrio dos sacerdotes não ocuparia um espaço inferior ao átrio interior que antes existia (200 CV), porque o Antigo Testamento chama «átrio dos sacerdotes» ao átrio interior. (2Cr 4, 9; Ez 44, 15-19). Se seguirmos o argumento da harmonia clássica, o átrio dos sacerdotes teria 215 CV de comprimento: os 200 CV de comprimento do átrio anterior + 15 CV atrás do templo, para que este último estivesse alinhado com as êxedras.

É impensável que, no centro de uma esplanada muito maior do que F. Josefo diz, se situassem átrios tão acanhados como os descritos pela Mishnáh!

 Lv 21, 17-23.

o, � % i @� �� uso todos os Judeus jejuarem em honra de Deus. 


A respeito da cidade, do templo, dos usos e das leis que se relacionam, falaremos com mais precisão um vez mais, porque resta ainda muito a dizer sobre estes assuntos.

 YHWHYHWH (Yahwéh). Para um ouvido grego, esta palavra soaria como se só tivesse vogais.

 Ex 28; 39, 1-31.


 No Dia das Expiações (Lv 16).

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