Um gracioso parapeito de belas pedras, com cerca de um côvado de altura,
cercava (periéstephe) o templo (naós) e o altar, e mantinha
o povo afastado, separando-o dos sacerdotes.
Com efeito, se toda a cidade
era interdita aos homens atingidos de gonorreia e aos leprosos, os pátios do
templo também o eram para as mulheres no tempo da menstruação; por outro lado,
mesmo quando estavam purificadas, não lhes era permitido transpor o limite de
que falámos mais acima. Os homens que não estavam absolutamente em estado de
pureza eram excluídos do pátio interior, e, igualmente, os sacerdotes no
decurso da purificação ritual.
Os homens que, mesmo sendo
de família sacerdotal, não exerciam função litúrgica (ouk
eleitoúrgoun), por causa de uma enfermidade, mantinham-se com os
sacerdotes válidos no interior do parapeito e recebiam as partes dos
sacrifícios que lhes competiam por direito de nascimento, mas não usavam o
traje de todos, porque só o que presidia usava o traje sagrado.
Isto quer dizer, claramente,
que o átrio dos sacerdotes era cercado pelo átrio dos (outros) homens. O
espaço entre a êxedra da Porta Coríntia e o átrio dos sacerdotes poderia ser de
11 CV, mas o átrio dos homens mediria 200 CV no sentido N – S. O átrio dos
sacerdotes poderia medir 135 CV de largura no sentido N – S; todavia 176 CV de
comprimento são inconciliáveis com os dados de Josefo. O átrio dos sacerdotes
não ocuparia um espaço inferior ao átrio interior que antes existia (200 CV),
porque o Antigo Testamento chama «átrio dos sacerdotes» ao átrio interior. (2Cr
4, 9; Ez 44, 15-19). Se seguirmos o argumento da harmonia clássica, o
átrio dos sacerdotes teria 215 CV de comprimento: os 200 CV de comprimento do
átrio anterior + 15 CV atrás do templo, para que este último estivesse alinhado
com as êxedras.
É impensável que, no centro
de uma esplanada muito maior do que F. Josefo diz, se situassem átrios tão
acanhados como os descritos pela Mishnáh!
A respeito da cidade, do
templo, dos usos e das leis que se relacionam, falaremos com mais precisão
um vez mais, porque resta ainda muito a dizer sobre estes assuntos.
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