sexta-feira, 6 de outubro de 2017

TEOLOGIA SISTEMÁTICA VII Parte 2


• hebráico ” ‘asham”-Sign.:OFERTA PELA IGNORANCIA-Sentido: Reconhecer ofensa e sentir-se incriminado pelo pecado de não conhecer Lei; (Lv.5:15) Jesus nos salvou e gera arrependimento nos homens ao ouvirem evangelho.
•hebráico “ zebach” - Sign.: SACRIFICIO DE GRATIDAO OU AÇAO DE GRAÇAS - Deus abateu o sacrifício no julgamento divino (Lv.7:12): Também hebráico “ towdah” - Dar sacrifício em louvor a Deus, com confissão e gratidão pois
Deus expulsou o pecado (2 Cr.29:31); Jesus nos deu um novo motivo para agradecermos a Ele e a Deus pela salvação.
• hebráico “ shelem”-Sig.: OFERTA PACÍFICA - Fazer as pazes com Deus; retribuição, sacrifício por aliança ou amizade, voluntário de agradecimento. (Lv.7:14); Jesus é o príncipe da Paz e nos deu a Paz que o mundo não conhece.
• hebráico “ hilluwl” - Sign.: OFERTA DE LOUVORES - Como louvor de júbilo pela alegria do brilho da glória de Deus. (Lv.19:24); Jesus é o motivo de nosso louvor e nossa adoração a Deus pela presença do Espírito Santo.
w.discipuladosemfronteiras.com/contato.php 4
• hebráico “ ‘azkarah” - Sign. OFERTA MEMORATIVA - Porção da oferta de alimentos queimados para registro sempre presente diante de Deus. (Nm.5:26). Jesus nos instituiu a Santa Ceia como Memória do que Ele fez por nós.
• hebráico “ pecach” e em grego “ pascha”Siqn. OFERTA DE PASCOA - Como festa de sacrifício da vítima; Deus passou por cima de nossos pecados, ainda que mancamos.(Dt.16:2).
Jesus é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, morto. Vemos que o propósito desses sacrifícios cumpre-se em Cristo;sacrifício perfeito; qualquer outro meio é maldito.
9) OS PASSOS PARA A APRESENTAÇAO DE UM SACRIFICIO DE ANIMAIS:
Com variações, são os seguintes passos: a) Ofertante se purificava e animal era examinado por funcionários do Templo. Jesus foi examinado no Templo (Mt.21:23); b) O ofertante levava o animal ao altar, que ficava do lado de fora do Templo, e o apresentava ao sacerdote. Jesus foi levado ao sumo-sacerdote (Mt.26:57) Jesus foi crucificado no Gólgota ou Calvário (Altar) fora do Templo(Jerusalém); c) O ofertante punha as mãos na cabeça do animal como sinal de que o estava dedicando a Deus. Jesus usou coroa de espinhos na cabeça como sinal (Mt.27:29); d) O ofertante ou o sacerdote matava o animal, cortando as artérias do pescoço. Jesus foi traspassado (Jo.19:34); e) O sacerdote borrifava um pouco do sangue nos lados do altar. O sangue de Jesus derramou no chão (Lc.2:4); f) O sacerdote tirava o couro, que ficava para ele. Nicodemos e outros servos de Jesus requisitaram o corpo (Mt.27:58); g) Aí cortava o animal em pedaços e os colocava sobre a lenha do altar. Jesus disse que comamos dEle (Mt.26:26); h) A carne era toda queimada ou só uma parte dela, conforme o tipo do sacrifício. Jesus cumpriu todos os sacrifícios. i) Depois do sacrifício pacífico havia uma refeição comum, em que o sacerdote e o ofertante comiam parte da carne do animal. A refeição comum era a santa ceia e a igreja reunida, onde todos eram ofertantes e sacerdotes.(At.2:46).
Os sacrifícios do AT eram provisórios (Hb 10.4) e apontavam para o Cordeiro de Deus (Jô.1.29; Hb.9.9-15), cujo sangue (sua morte na cruz) nos limpa de todo pecado (1Jo 1.7).
10) EFICACIA DO SACRIFICIO:
Entre o AT e o NT, temos: O AT é imperfeito, provisório, mas bom, na finalidade e no propósito.
Porque foi ordenado por Deus e estava em seu propósito, reconciliando seu povo na graça.
O israelita esclarecido trazia oferta, consciente de que não bastava estar arrependido; teria que ver o seu sacrifício ofertado e além disso, aprendia que sem o coração voltado, tudo era só formalidade. Já o NT é perfeito, eterno e novo porque somente Jesus tem a imagem de Deus e o animal não é voluntário nem traz comunhão entre ofertante e vítima.
A lei trouxe a convicção dos pecados e os sacrifícios apenas inoperavam os pecados contra a ira divina. (Rm. 3.20).Os animais não purificam o coração dos pecadores, não aperfeiçoam o adorador, não trazem edificação de caráter ou dão posição perfeita perante Deus.
São repetidos e oferecidos por sacerdotes falhos. Houve exceções; pessoas santas que alcançaram estatura espiritual: Abraão, Enoque e Elias, salvos por antecipação do futuro sacrifício realizado. (Hb.9:15) - Jesus justificou a todos.
NOVO TESTAMENTO: Jesus sabia desde o início, que o seu sofrimento e morte faziam parte do seu destino ordenado.
A ceia é um rito que comemora a redenção da humanidade p/sua morte, como a páscoa foi para os israelitas. Como Deus é santo, se ira contra o pecado do homem porque o homem prefere ouvir sua vontade que a do Criador.
w.discipuladosemfronteiras.com/contato.php 5
A expiação de Jesus foi necessária e possível. O castigo do pecado foi pago no Calvário e a lei divina foi honrada.
1) MORTE DE JESUS É: a)Expiação (cobrir, purificar, quitar, reconciliar)-Levou no seu corpo nossos pecados, afastando do transgressor; b) Propiciação (juntar, ser favorável, reconciliar)-Jesus, o mediador, leva o pecador a Deus; c) Substituição - Cristo fez o que não podíamos fazer, morrendo por nós, como vítima, no altar; d) Redenção.tornar a comprar por um preço)-livrar da servidão, retirar do mercado; (condições:Parente, estar disposto a pagar um novo preço) Jesus veio nos resgatar (Mt.20:28); e) Reconclilação - Deus estava em Cristo, reconciliou o mundo (2Co.5:18).
12) TIPOS DE EXPIAÇAO: a. expiação pelo santuário, a tenda da congregação, e o altar (Lv.16.16-20); b. expiação pelo povo (Lv 16.10); c. expiacão pelo sumo sacerdote (Lv. 16:6-24):
13) EFICACIA NA CRUZ: Perdão da Transgressão (Jo.1:29); Livramento do Pecado (Jo.3:5); Liberto da
14) A PASCOA: “ pecach” e em grego “ pascha”
Do Antigo Testamento: 1-O abate do cordeiro puro, com cujo sangue foram redimidos os primogênitos israelitas. 2-A travessia do Mar Vermelho pelos judeus e a libertação do cativeiro. 3-Admissão na aliança com Deus no 50. dia após o êxodo do Egito e recebimento dos
Mandamentos. 4-A peregrinação durante 40 anos pelo deserto e as diversas provações. 5-O comer do milagroso Maná enviado por Deus. 6- A edificação da serpente de cobre: os judeus contemplando, eram curados das picadas de cobras. 7-O ingresso dos judeus na terra prometida.
Do Novo Testamento:
1-A morte na Cruz do Cordeiro de Deus, com cujo sangue são redimidos os primogênitos cristãos. 2-O batismo liberta as pessoas do cativeiro do pecado. 3-A descida do Espírito Santo no 50º dia após a Páscoa, pelo Qual foi estabelecido o Novo
Testamento. 4-A vida do cristão entre provações e sofrimentos. 5-O comer do “Pão Celestial,” Corpo e Sangue de Cristo pelos fiéis. 6-A Cruz de Cristo, à Qual os fiéis contemplando, salvam-se das ciladas do demônio. 7-O recebimento do Reino Celeste pelos fiéis.
15) FESTAS DE ISRAEL:
Páscoa e Azimos (Nisan-Março/Abril)-Cada família sacrificava um cordeiro (Deus passou por cima do pecado)Comia-se com pão sem fermento às pressas; representa Jesus;páscoa, sem fermento;
Primícias (Nisan-Abril)-No último dia da festa dos ázimos, apresentava a Deus o 1a feixe da colheita - representa (Jesus-primogênito dos mortos).
Semanas shabuwa‘ ou shabua‘ também (fem.) sh@bu‘ah (Pentecostes)-Março a
Maio-Nisan,Lyyar e Sivan- Colheita da Cevada,Colheita Geral e vinhas)-No fim da colheita de cereais, sacerdote oferecia dois pães feitos de farinha nova e holocausto de animais, durante 50 dias.-representa a descida do Espírito Santo;
Trombetas chatsots@rah (Ano Novo)-Setembro (Elul e Tishri)-Colheitas de
Azeitonas/Aradura-O começo de cada mês assinalado pelas festas tocadas pelas trombetas (Shofar)-No 10º dia do 70º mês, anuncia-se descanso ao culto do sábado(Rosh Hashanah) Representa a Vinda do Messias.
w.discipuladosemfronteiras.com/contato.php 6
Dia da Expiação yowm kippur ou (plural) Setembro/Outubro-Tishri-Aradura- chariysh – Pede-se o Perdão a Deus-representa Jesus,o salvador; Colheita- chag ou chag ‘aciyph ou ‘aciph –Tabernáculo - cukkah - Tendas ‘ohel - representa Jesus,nosso salvador.
Dedicaçâo(Luzes) chanukka’(aramaico) – em grego egkainia - Dezembro- Purificação do 2° templo com luzes nas casas-representa Jesus, nossa Luz.
Purim-
Puwr (pl.)
Puwriym ou Puriym - Fevereiro/Março - Livramento dos judeus na época de Ester-Representa Jesus,nossa liberdade e alegria.
Sábado- shabbath - Dia de descanso sagrado para os judeus - Representa Jesus nosso descanso eterno;
Lua nova- chodesh - No Início de cada mês, tocavam trombetas,lembrando-se da criação do mundo-Representa Novo nascimento.
Ano Sabático-A cada 07 anos,era descanso da terra.Representa Jesus, riqueza e libertação.
Jubileu-50 anos-Jesus é nossa libertação e salvação. 16) O TABERNÁCULO: mishkan – Lugar de Moradia e adoração a Deus.
Veja fotos em (http://w.vivos.com.br/62.htm)
O PÁTIO: chatser - REPRESENTA A CONVERSÃO (CORPO) Local mais exterior do Tabernáculo, totalmente descoberto.

Nenhum comentário:
Write comentários

Postagens mais visitadas


contador de visitas

Postagens mais Recentes

Follow Us

Music BlogsPageRank
eXTReMe Tracker