AULA 7 - EXPIAÇÃO
1) CONCEITO: O perdão dos pecados dos que se arrependem e confessam, acompanhado de reconciliação com Deus, pelo Sacrifício de vítima inocente, No AT a vítima era um animal, figura e símbolo do Cristo crucificado (Lv.1-7; Hb.9:19-28).
2) EXPIAÇAO NO ANTIGO TESTAMENTO: •hebráico“kaphar” -Cobrir, purificar,expiação,reconciliar,cobrir com betume; encobrir, pacificar,propiciar,expiar pelo pecado, cobrir, expiar pelo pecado e por pessoas através de ritos legais (Ex.29:36); •hebráico “ chatta’ah ou chatta’th” - relativo a pecado, oferta e purificação dos pecados de impureza cerimonial (Lv.4:8; Ex.30:15; Lv.5:9; Lv.7:2; Lv.9:7). Compreendendo sacrifício de animais no A.T, para entender o sacrifício de Jesus por nós.
3) CONCEITO DE SACRIFÍCIO:
No hebraico ( zebach) e em Grego thusia - Animais, cereais ou bebidas eram entregues a
Deus como parte do culto de adoração.
Chave para significar a morte de Jesus. O Novo testamento está acima das teorias modernas. O uso de termos sacrificiais p/expor a morte de Cristo. O Cordeiro de Deus;seu sangue limpa o pecado e compra a redenção, transformando a morte de
Cristo num verdadeiro sacrificio pelo pecado.
Sua morte lembra os sacrifícios do A.T.,de 2 maneiras: a)Os sacrifícios são ritual de adoração judáico; b)sinal profético que apontava para um futuro sacrifício perfeito.
Eram proféticos, não apenas a Cristo, como serviram para preparar o povo de Deus para a dispensação melhor que seria introduzida com a vinda de Jesus, afinal, os judeus já estavam familiarizados com sacrifícios, quando João Batista falou que Jesus era o Cordeiro de Deus. Entendendo o ritual da Lei de Moisés, entenderemos o sentido da morte de Jesus na Cruz.
4) ORIGEM DO SACRIFICIO: 1)ordenado do Céu: Antes da criação do mundo, a expiação estava na mente e no propósito de
Deus; Cristo, cordeiro imaculado e incontaminado, conhecido antes da fundação do mundo (Ap. 13:8; 1Pe.1:19). O cordeiro pascal era preordenado vários dias antes de ser sacrificado (Ex.12:3,6).
Deus prometeu a vida eterna, antes dos tempos dos séculos (Tito 1:2). Pessoas santificadas pelo sacrifício, antes da fundação do mundo (Ef.1:4). Pedro disse aos judeus que Cristo foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus (At.2:23). O Cristianismo é a manifestação histórica do propósito eterno.
2) Instituído na terra: Antes do sacrifício de lesus,Deus ordenou uma instituição que prefigurasse o sacrifício, como meio de graça aos arrependidos e crentes(Sacrifícios de Animais).
A 1ª vítima animal cobriu a nudez do primeiro casal com sua pele (Gn.3), onde Deus fez provisão para redimir o homem. 5) PROPÓSITO DO SACRIFÍCIO: Uma criatura inocente morre para cobrir pecado; cobertura divina,provida pela consciência culpada. Em Gn.3. e Ap. fala do cordeiro:(Ap.5:6).
6) NATUREZA DO SACRIFICIO:Modelo original pervertido, origina sacrifícios pagãos, mas se baseiam em 2 idéias fundamentais: a)O homem reconhece estar debaixo do poder de uma deidade e como submissão, oferece dádivas e sacrifícios; w.discipuladosemfronteiras.com/contato.php 2 b) O homem reconhece que o Deus que o fez tem o direito de destrui-lo, a não ser que algo seja feito para restaurar a relação interrompida.
Crenças antigas imolavam vítimas e derramavam seu sangue para aplacar a ira divina e assegurar o favor de Deus.
(O homem decaído, leva alguma marca da original revelação do Criador). Os filhos de Noé, se afastaram de Deus e adoraram os corpos celestes, numa cegueira espiritual, originando a idolatria, os quais, fazendo deuses conforme concupiscências, se corromperam moralmente. Deus começou novo plano com Abraão, para restaurar no mundo o conhecimento da glória de Deus, separando Israel, através de um código de leis morais e religiosas.
7) TIPOS DE SACRIFICIOS DE ISRAEL:
Objetivo: Render adoração ao Criador e remover obstáculos a esta comunhão: • Sacrifício de Expiação. No caso do israelita perturbasse a relação entre Ele e Deus, traria oferta pelo pecado (Morte de Jesus levou o pecado (2 Co.5:21) - Oferta pelo pecado, isto é, para tirar pecados (Lv.4.1-5.13; 6.24-30).
• Sacrifício de Restítuição: No caso de ter ofendido o próximo, traria oferta pela culpa (A alma de
Jesus pagou a divida. (Is.53:10)-Oferta pela culpa, isto é, para tirar a culpa (Lv 5.14-6.7; 7.1-7).
• Sacrifício de Adoração: (No caso de estar de bem com Deus e com os homens e desejar reconsagrar-se, oferecendo oferta queimada (holocausto) (Morte de Jesus, ato perfeito de oferecimento.(Hb.9:15;Ef.5:2) - Holocausto, em que o animal era completamente queimado no altar (Lv.1.1-17; 6.8-13).
• Sacrifício da Comunhão ( No caso de pronto p/desfrutar feliz comunhão c/Deus, que havia perdoado e aceito,dava uma oferta de paz (Jesus descreveu sua morte;meio da vida eterna,deixando- nos a Paz.(Jo.6:53; conf. Lev.7:1 5). •Sacrifício pacífico ou de paz (Lv 3.1-17; 7.1-21). Das ofertas de paz havia três tipos: por gratidão a Deus (Lv 7.12), para pagar voto ou promessa (Lv 7.16) e a voluntária, que era trazida de livre e espontânea vontade (Lv.7.16).
8) TIPOS DE OFERTAS DADAS AO SENHOR:
No A.T., a oferta tinha vários propósitos sacrificiais para Deus: • hebráico“ minchah”-sign.:OFERTA DE MANJARES – para repartir, conceder; presente, tributo, oferta,oblação,oferta para Deus, de cereais (Gn.4:3;Lv 2.1-16; 6.14-23). Jesus, nosso presente enviado por Deus, que nos ofereceu a salvação, gratuita.
• hebráico “ t@ruwmah ou t@rumah”-Siq.OFERTA ALÇADA DE CEREAL-
Jesus;nossa oferta moída,como grão de trigo moído, vendido por dinheiro (ls.53:5).
• hebraico “ mattanah” Sig.: OFERTA DE CONSAGRAÇÃO - Presentear com a idéia de garantia, compromisso, entrega e consagração.(Ex.28:38); Jesus é nossa garantia de vitória, que se entregou por nós e se comprometeu a voltar para nós.
• hebraico ” ‘ishshah” - Sign.: OFERTA QUEIMADA (holocaustos) pelo fogo da ira de Deus no altar; oferta feita com fogo.(Ex.29:18).Animal é queimado totalmente; o animal inteiro era sacrificado; couro era dos sacerdotes.O fiel colocava as mãos sobre o animal; sangue aspergido sobre o altar. Representa o sacrifício de Jesus na Cruz.
• hebráico “ t@nuwphah”- Siqn.:OFERTA MOVIDA como pecado atirado longe pela mão de
Deus;balanço, ondulação. (Ex.29:26) Jesus lançou para longe de nós, nossos pecados).
• hebraico “ chatta’ah ou chatta’th” - sign. OFERTA PELA CULPA em sua condição, culpa, punição e purificação dos pecados de impureza cerimonial. (Ex.29:36); Jesus foi punido pelos nossos pecados e cerimonialmente nos purificou com seu sangue.
w.discipuladosemfronteiras.com/contato.php 3
• hebraico “ necek ou necek” - OFERTA DE LIBACAO: -algo derramado como imagem fundida, moldando novo ser (Ex.29:41);tipo de oferta em que se derramava vinho (Lv 23.13) Jesus derramou seu sangue para nos propiciar um novo nascimento.
• hebráico “ reyach nichowach ou niychoach”-Sign.OFERTA DE PERFUME
AGRADAVEL-Deus teve prazer, sentiu cheiro e trouxe calma, suave,tranqüilo.(Ex.29:41); O sacrifício de Jesus nos fez ser agradáveis a Deus; o seu ato cumpriu a lei e fomos salvos.
• hebráico “ n@dabah” - Sign.: OFERTA VOLUNTARIA - Ser incitado e impelido pelo
Espírito Santo; de livre vontade. (Ex.35:29);
por nossos pecado |
Jesus foi impelido pelo Espírito Santo ao deserto, e de livre vontade se ofereceu para morrer
• hebráico e aramáico “ qorban ou qurban” - Sig.:OFERTA DE OBLAÇÃO – e em grego “ korban e korbanas” Dom oferecido a Deus como tesouro sacro; como a santa ceia. Chegar perto de Deus c/oferecimento de pão,vinho,farinha,azeite ou incenso pelo sacerdote. (Lv.1:2). Farinha, massa cozida ou grãos com azeite e incenso. Oferta espontânea feita a Deus.
Uma parte é queimada como memorial no altar para pedir que Deus se lembrasse do fiel; sustento para os sacerdotes e o melhor que o fiel pudesse oferecer.
Representa os dízimas e ofertas a Deus. Corpo de Jesus é o pão e seu sangue é o vinho e ele foi moido como oliva. para enviar o Espírito Santo.
• hebráico “ re’shiyth” -Sign.: OFERTA DAS PRIMICIAS - Primeiro, parte principal, selecionada, (sentido de sacudir); O Senhor é cabeça principal (Lv.2:12). Também • hebráico “ bikkuwr” - Primeiros frutos da colheita e frutas maduras colhidas,
oferecidas como no ritual do Pentecoste e pão feito dos grãos novos de trigo.(Lv.2:14) |
Jesus é o primeiro a ressuscitar dentre os mortos.
• hebráico “ kaphar” - Sign.: OFERTA PELO PECADO - Sentido de cobrir, purificar, fazer expiação e reconciliação, como arca de Noé, com betume. (Lv.5:10).
Quando alguém pecava contra outra pessoa ou contra Deus, este pecado profanava o lugar santo e deveria ser purificado.
Sangue do sacrifício era asperqido como sinal de morte ocorrida purificando a profanação. Se o fiel visse o sacerdote comer a carne sem sofrer dano, Deus tinha aceito seu arrependimento. Representa o sangue de Jesus cobriu nossos pecados, fez expiação e nos reconciliou como arca da vida e nosso intercessor.
Nenhum comentário:
Write comentários