sexta-feira, 6 de outubro de 2017

TEOLOGIA SISTEMÁTICA III Parte 3


-Pai de Jesus Cristo, O tendo chamado Filho amado Mt 3:17, ressuscitado e assentando à Sua direita Ef 1:20. b. As obras do Pai . Ele é o: Autor do Decreto: Sl 2:7. Autor da Eleição: Ef 1:4. Enviador do Filho: Jo 8:18. Disciplinador dos Seus filhos: Hb 12:10
8) MANEIRAS DE SE REVELAR: a)Teofanias(manifestações)-Deus próximo,entre anjos, fogo, nuvem,fumaça,zéfiro suave(voz mansa) e Anjo do Senhor(2ª.pessoa da trindade); b)Comunicações diretas (auto-revelação):Voz audível, Urim e Tumim (peças da roupa do Sumosacerdote), sonho, revelação, visão e pelo Espírito Santo. c) Milagres (experiência mística): poder de Deus em situações especiais: Maná, sarça ardente, abertura do Jordão d) Escrituras:revelando aspectos de Deus e sua obra; e) Abordagens: racionais (reflexão); intuitivas (idéias) ou filosóficas (ver a natureza).
9) SUA NATUREZA ESSENCIAL: 1)Puramente espiritual,de infinitas perfeições (3 elementos):*Deus é puramente Espírito
(Jo.4:24) auto-consciente, auto-determinativo, sem corpo limitado, não visto por nossos sentidos. 2)Pessoal: tem personalidade, inteligência, moral e racional,através de suas ações: vai, vem, sustenta prova,conversa e dá vitória;revelação mais elevada em Cristo; 3) Infinitamente Perfeito:distinguível de todos,sem limites, exaltado; sua essência e propriedade são uma, nada se acrescenta a seus atributos,que dão essência plena de si.

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Orientando Vidas em Amor
10) ATRIBUTOS DE DEUS (Características Exclusivas ou Naturais):
A) DEUS É A VIDA: Deus tem vida; Ele ouve, vê, sente e age, portanto é um Ser vivo (Jo.10:10;
B) DEUS É ESPÍRITO:, incorpóreo, invisível, sem substância material, sem paixões ou partes físicas, portanto livre de todas as limitações temporais. Jo 4:24. No V.T.: Dt 4:15-20,23 (Is 40:25; Ex 20:4). No N.T.: Lc 24:39 (1Tm 1:17; Cl 1:15; At 17:2-29; At 14:8-18). Deus, sendo Espírito, é incorpóreo, invisível, sem substância material, sem partes ou paixões físicas e, portanto, é livre de todas as limitações temporais (Jo.4:24; Dt.4:15-19,23; Hb.12:9; Is.40:25; Lc.24:39; Cl.1:15; ITm.1:17; IICo.3:17)
C) DEUS É PESSOA:, existência dotada de autoconsciência e autodeterminação [plano para futuro]. - Volição ou vontade = querer (Is.46:10; Ap.4:1). - Razão ou intelecto = pensar (Is.14:24; Sl.92:5; Is.5:8).
Nas escrituras significa mais que uma combinação de sons; representa seu caráter revelado. Deus revela-se a si mesmo, fazendo-se conhecer ou proclamando o seu nome: Tem Pronomes de
NOMES DE DEUS: a) El (Deus), Elah, Elohim (aumentativo de El, pra designar Deus supremo, sentido de força e poder), Eloah (Deus da Eternidade); b) Jeová (artificialmente criado:YHWH (yahweh)+Adonai (Senhor); c)Yaweh ou Javé (Eu Sou o que Sou);OBS:Yaweh +: Elohim (Deus dos deuses);Yireh (o que provê);Nissi (minha bandeira);Shalom (paz);tsidquenu(nossa justiça);shammat (está ali); Shapat (juiz);Yasha(Salvador); Palat (libertador); El Roi (Deus vê); Tsaddiq (Justo);Ego eimi (EU SOU); Pater (Pai das Luzes); Elohim (Deus vivo); Elohim Sabaoth ou Kúrios (Senhor dos Exércitos); Eyaluth (Força); Maor (Doador da Luz); Abba (Pai); Rocha; Theótes ou Théos (Divindade); Senhor dos Senhores; Qadosh (Santo de Israel). Ex 3:14 (Jo 8:58): “EU SOU” = “Eu sou o que sou” --> auto-suficiência + soberania absoluta + imutabilidade.
Os nomes de Deus dizem-nos que Ele é pessoa, e ensinam-nos muitos dos Seus atributos: * ADONAI - Senhor (=dono-controlador-provedor);
* EL - O Poderoso e Majestoso Gn 1:1; Sl 19:1;
* ELOHIM - Plural de “El”, aludindo à Trindade Gn 1:1 (verbo singular!);
* EL ELION - Poderoso Altíssimo,Sumamente Poderoso;cuida de tudo, cuida pelos filhos Gn 14:2
* EL OLAM - O Poderoso Eterno - Nunca cansa de cuidar dos Seus Is 40:28-31;
* EL ROI - O Poderoso que Vê - Nunca esquece nem deixa de cuidar dos Seus Gn 16:13;
* EL SHADAI - O Todo-Poderoso - Cuida dos Seus, como mãe a bebêzinho Sl 91:1; Gn 17:1;
* YAHWEH (JEOVÁ) - O Eterno e Auto-existente (“Eu Sou”) Gn 2:4. O Deus do pacto;
* JEOVÁ ELION - O Auto-existente Altíssimo; Deus dos deuses, exaltado, elevado Sl 7:17;47:2;
* JEOVÁ JIRÉ - O Auto-existente Proverá Gn 2:13-14. Cordeiro substituindo Isaac;
* JEOVÁ MIKADISKIM - O Auto-existente vos Santifica; Ex 31:13. Dá remissão, preserva, santifica; * JEOVÁ NISSI - O Auto-existente Nossa Bandeira; Conduz, lidera, faz-nos mais que vencedores Ex 17:15 (Sl 20:7). * JEOVÁ RAA - O Auto-existente Meu Pastor; Sl 23:1 (Sl 95:7). Guarda, guia, nutre;
* JEOVÁ ROPECA = JEOVÁ RAFA - O Auto-existente Nos Sara Ex 15:26;
* JEOVÁ SABAOTE - O Senhor dos Exércitos 1 Sm 1:3; Is 6:1-3. Poder e governo (homens, estrelas, anjos); * JEOVÁ SHALOM - O Auto-existente Nossa Paz Jz 6:24. Paz com e de Deus;
* JEOVÁ SHAMÁ - O Senhor está Presente - Ez 48:35. Presença pessoal;
* JEOVÁ TSIDEKENU - O Auto-existente Nossa Justiça: Jr 23:6 Justiça imputada (1Co 1:30);

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D) DEUS É TRI-UNO (3 pessoas em 1 só Deus) Consoantes à Bíblia, cremos em (e adoramos) 1 só DEUS, que em substância e natureza é 1, único, indivisível e sem similar, mas que, ó infinito mistério, é também 3 pessoas (o Pai, o Filho, e o Espírito Santo) eternamente: co-iguais, inter-existentes; interconstituídas; inter-relacionadas; não separáveis mas não confundíveis; em concorde união e comunhão; as mesmas em substância mas distintas em subsistência. O Filho foi “gerado eternamente” pelo Pai Jo 1:14, o Espírito “procede eternamente” do Pai e do Filho Jo 14:16,26; 15:26.
Deus é 1 Só: A razão diz que há 1 só Deus, pois Ele é Todo-Poderoso, Todo-Suficiente, Auto-
Unidade de Ser: Há no Ser divino apenas uma essência indivisível. Deus é um em sua natureza constitucional. A palavra hebraica que significa um no sentido absoluto é yacheed(Gn.2:2), isto é, uma unidade numérica simples. Essa palavra não é empregada para expressar a unidade da divindade.
A unidade da divindade é ensinada nas palavras de Jesus: Eu e o Pai somos um. (Jo.10:30). Jesus está falando da unidade da essência e não de unidade de propósito. (Jo.17:1,21-23,
Deus é 3 Pessoas (Pai, Filho, e Espírito Santo): -No V.T.: a Tri-Uni-Divindade é expressa diretamente Is 48:16; 61:1-2. É insinuada em Sl 2:6-9 (Sl 2:1-9; 45:6-8; 10:1-5; 63:9-10; Zc 2:10-1; At 13:3); O Espírito Santo é aludido na criação Gn 1:2; O Anjo do Senhor (Cristofania) é distinguido de Deus e identificado como Ele Gn 2:1-12 (Gn 21:17-18; 16:7-10,13). Deus tem nome plural “Elohim” (com verbo singular, em Gn 1:1, etc.!). O “UM” de Dt 6:4 é “achad”, que é uma unidade plural em Gn 2:24, nunca a Bíblia usando “yacheed” [o “UM” absoluto] para Deus! Ele tem pronomes pessoais plurais Gn 1:26 + Is 40:14 + Gn 1:27 (Gn 1:27; 3:2; 1:7; Ec 12:1; Is 6:8; 54:5).
Trindade de Personalidade: Há três Pessoas no Ser divino: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. A palavra hebraica que significa um no sentido de único é echad que se refere a uma unidade composta. Esta palavra é empregada para expressar a unidade da divindade. Esta palavra é usada em Dt.6:4; Gn.2:24 e Zc.14:9 (Veja também Dt.4:35;32:39; ICr.29:1;Is.43:10;4:6;45:5; IRs.8:60; Mc.10:9; 12:29; ICo.8:5,6; ITm.2:5; Tg.2:19; Jo.17:3; Gl.3:20; Ef.4:6).
Elohim: Este nome está no plural e não concorda com o verbo no singular quando designativo de
E) DEUS É AUTO-EXISTENTE: (portanto transcedente), causador incausado, sem início. Jo 5:26
Auto-Existência: Jerônimo disse: Deus é a origem de Si mesmo e a causa de Sua própria substância. Jerônimo estava errado, pois Deus não tem causa de existência, pois não criou a Si mesmo e não foi causado por outra coisa ou por Si mesmo; Ele nunca teve início. Ele é o Eterno EU SOU (Ex.3:14), portanto Deus é absolutamente independente de tudo fora de Si mesmo para a continuidade e perpetuidade de Seu Ser. Deus é a razão de sua própria existência (Jo.5:26; At.17:24-28; ITm.6:15,16).
F) DEUS É ETERNO: sem princípio nem fim, não limitado pelo tempo (mas autor e consciente dele
A infinidade de Deus se contrasta com o mundo finito em sua relação tempo-espaço. A infinidade de Deus em relação ao tempo é denominada eternidade. Deus é Eterno (Sl.90:2; 102:12,24-27; Sl.93:2; Ap.1:8; Dt.3:27; Hb.1:12).

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Orientando Vidas em Amor
A eternidade de Deus não significa apenas duração prolongada, para frente e para traz, mas sim que Deus transcende a todas as limitações temporais (IIPe.3:8) existentes em sucessões de tempo.
Deus preenche o tempo. Nossa vida se divide em passado, presente e futuro. mas não há essa divisão na vida de Deus. Ele é o Eterno EU SOU. Deus é elevado acima de todos os limites temporais e de toda a sucessão de momentos, e tem a totalidade de sua existência num único presente indivisível (Is.57:15).
G) DEUS É IMUTÁVEL: porque o Perfeito não muda na Sua natureza, atributos e conselhos (decretos). Mas Ele sente e age, só que sempre em coerência com Sua natureza e caráter, imutáveis. Ml 3:6 (Nu 23:19 + He 6:17-18; 1Sm 15:29 e Sl 102:26-27; 2Tm 2:13; He 13:8; Tg 1:17).
É o atributo pelo qual não encontramos nenhuma mudança em Deus, em sua natureza, em seus atributos e em seu conselho.
* A "base" para a imutabilidade de Deus: É Sua simplicidade, eternidade, auto-existência e perfeição. Simplicidade porque sendo Deus uma substância simples, indivisível, sem mistura, não está sujeito a variação (Tg.1:17). Eternidade porque Deus não está sujeito às variações e circunstâncias do tempo, por isso Ele não muda (Sl.102:26,27; Hb.1:12 e 13:8).
Auto-existência porque uma vez que Deus não é causado, mas existe em Si mesmo, então Ele tem que existir da forma como existe, portanto sempre o mesmo (Ex.3:14). E perfeição porque toda mudança tem que ser para melhor ou pior e sendo Deus absolutamente perfeito jamais poderá ser mais sábio, mais santo, mais justo, mais misericordioso, e nem menos. Deus é imutável como a rocha (Dt.32:4). * Imutabilidade não significa imobilidade: Nosso Deus é um Deus de ação (Is.43:13).
* Imutabilidade implica em não arrependimento: Alguns versículos falam de Deus como se Ele se arrependesse, que fala de Deus mudar de atitude em relação à atitude humana (Ex.32:14, IISm.24:16, Jr.18:8; Jl.2:13). Trata-se de antropomorfismo (Nm.23:19; Rm.1:29; ISm.15:29; Sl.10:4).
* Imutabilidade de Deus em Sua natureza: Deus é perfeito em sua natureza por isso não muda nem para melhor nem para pior (Ml.3:6).

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