3) A REVELAÇÃO DE DEUS: 2 TIPOS: (Natural ou Geral) e (Especial ou Sobrenatural) - Deus é o “mysterium tremendum”, mistério fascinador, oculto e desconhecido (At.17:23), mas a história humana é o registro das ações de Deus no tempo (At.17:26), pois Deus domina sobre todos os homens (Dn.4:17), num plano e propósitos divinos para o Reino de Deus na terra (Dn.2:7). Se Deus não se revelar, o homem não pode conhecêlo.Ele é incompreensível;só o Espírito Santo conhece suas profundezas.Deus deseja que o homem o conheça,o adore e viva em sua comunhão.
REVELAÇÃO NATURAL OU GERAL A criação pode nos revelar a existência de Deus: Deus é o Criador; é uma norma para a sociedade e meio de condenação (Insuficiente porque o pecado adulterou a fé humana-(Rm.1:19-20).
- Nas Artes: Deus se revela nas artes pois Deus é belo e fez um belo mundo e criou seres para apreciarem essa beleza. O homem é apenas um “subcriador”, dotados de dons criativos que revelam algo de sua natureza maravilhosa.
- Na Música: Deus se revela na música pois os anjos o louvam (Jó.38:7;Is.6:3;Ap.4:8; Ap.5:12). A voz humana é um instrumento musical criado por Deus e também os anjos, foram criados para louvar a Deus (Sl.150:3-5; Ap.8:2; Ap.14:2). A música manifesta a glória de Deus, bem como a criação.
- Na Natureza: A revelação geral revela Deus como criador, mas não revela o redentor, narrando apenas a grandeza de Deus (Sl.8:1; Is.40:12-17). Ela é ampla, revelando as verdades da ciência, história e matemática, pelas leis da natureza e também é essencial para a razão humana pelo questionamento dos fatos da vida.
- Nos governos: Ademais, a revelação geral de Deus (Criação) é essencial a governo humano pois apesar de nem todas as sociedades estarem debaixo da lei judáica, estão embaixo das leis universais que regem a natureza.
REVELAÇÃO ESPECIAL OU SOBRENATURAL (BÍBLIA SAGRADA – 2 Tm.3:16): A revelação especial nos revela a teologia cristã: Deus é o redentor; é uma norma para a igreja e meio para salvação. A Bíblia é a norma para todo o ensinamento cristão, revelando a graça redentora de Deus e a mensagem da salvação, explicando o acesso do homem a Deus.
Tanto as revelações gerais como especiais são necessárias, pois Deus se revelou em sua Palavra e no mundo. A verdade é encontrada tanto na Bíblia quanto na ciência, mas temos que distinguir a interpretação bíblica e a do leitor. As revelações de Deus na Palavra e no mundo nunca se contradizem, pois a Bíblia é inerrante.
4) DEFINIÇÃO DE DEUS NA TEOLOGIA:
Deus é o Ser Supremo Espírito Infinito, Eterno, Imutável em seu Ser, Sabedoria, Poder, Santidade,
Justiça, Bondade, Verdade e Amor, Único, Perfeito, Criador e Sustentador do universo, Pessoal e subsiste em três Pessoas ou Distinções: Pai, Filho e Espírito Santo.
5) DEFINIÇÃO BÍBLICA DE DEUS:
Deus é testemunha entre os homens (Gn.31:50); zeloso (Dt.4:24); misericordioso (DT.4:31); único
6) EVIDÊNCIAS DE DEUS: (Argumentos de sua existência): a) Argumento da Causa-e-Efeito: Todo efeito tem uma causa apropriada (He 3:4). 1) O poder, a inteligência, o propósito evidentes na natureza exigem e provam que Deus existe e que tem infinitos poder, inteligência e propósito; 2) O fato do homem ser uma pessoa e ser moral, exige e prova que Deus existe e que é a perfeição do saber, do sentir, do decidir, e do bem. DIVIDIDO EM: - Argumento Cosmológico (da causa do universo), embutido em Hb 3:4:
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1) A 2a. Lei da Termodinâmica diz que a entropia do universo sempre aumenta (o caos e desordem do universo aumentam, sua energia disponível diminui); Daí: Se o universo fosse eterno, sua energia utilizável, na eternidade passada, teria que ter sido infinita, o que é impossível; Logo o universo teve origem; 2) No universo, todo efeito tem que ter tido uma causa apropriada; 3)Logo o universo é o efeito de uma causa sem causa ,transcendente (fora do universo e em tudo seu superior ): Deus. Existe um universo em vez de não haver nenhum, que deve ter sido causado por algo, além de si mesmo e que precisa continuar existindo; assim, se teve princípio, teve causa e assim só Deus criou esta 1ª matéria. Se existe um plano; existe um planejador; existe um plano, logo, existe um planejador. Algumas coisas inegavelmente existem. A minha inexistência é possível.
Qualquer coisa que tenha a possibilidade de não existir é corretamente levada a existir por outra. Não pode haver um retrocesso infinito das correntes causas da existência. Logo, uma primeira causa não causada da minha corrente existência existe. Esta causa não causada tem de ser infinita, imutável, todo-poderosa, onisciente e absolutamente perfeita. Este ser infinitamente perfeito é apropriadamente chamado “Deus”. Logo, Deus existe.
Este Deus que existe é idêntico ao Deus descrito nas Escrituras cristãs. Logo, o Deus descrito na
Bíblia existe.
-Argumento Teleológico (da causa da ordem e propósito no universo) Sl 19:1-3; Rm 1:20 (grego Telos-Finalidade, Propósito):O Universo é um grande projeto complexo, tendo complexidade (muito cheio de elementos) e especificidade (características nítidas e constantes). (Sl 8:3-5; 94:9; Rm 1:18-23): A ordem e propósito num sistema implicam inteligência e propósito na sua causa;
O universo tem um designer transcendente, um originador e mantenedor das suas leis, inigualavelmente inteligente e com propósito: Deus.
- Argumento Ontológico (da causa da idéia de Deus):grego Ontos-realidade, ser perfeito):Deus é um ser absolutamente perfeito; como a existência é uma perfeição, Deus existe.
Todo homem, mesmo que sufocada e vagamente, tem a idéia de um Deus infinito e perfeito (At 17:21-23 [“ao Deus desconhecido”]; Rm 1:18-20); Esta idéia, por ser infinitamente superior ao homem e ao universo, neles não pode ter se originado; Logo ela só pode ter se originado em Deus, que existe e é infinito e perfeito.
- Argumento Antropológico ou da Causa da Moral Rm 2:14-15 (Gn 39:9 [José e a esposa de
Potifar]; Sl 32:3-5; 38:1-4; Ec 12:14; Mq 6:8; Rm 1:19-32; 2:14-16): Uma voz insilenciável fala incessantemente à consciência, exige-lhe obediência e assevera de um Juiz que punirá cada desobediência; Esta voz sobre a consciência não é nem imposta pelo indivíduo nem pela sociedade (freqüentemente lhes é contrária!); Portanto, existe alguém que fala à nossa consciência, que é bom, justo juiz, senhor, autor e mantenedor de uma lei moral permanente, absoluta e mandatória: Deus.
Moral vem dEle (Rm.2:12-15)-Leis morais implicam um legislador moral; como há uma lei moral objetiva, há um legislador moral que é Deus. A intelectualidade, consciência, a fome da alma, a intuição e a história humana (nações que temem a Deus permanecem) são provas da busca por Deus. b) Argumento da “Congruência” ou “Harmonia com os Fatos”: Se um postulado é o único que (ou, de longe, o que mais ) se harmoniza com (e explica) uma série de fatos, então ele é crido e tomado como verdadeiro (exemplo: a teoria subatômica). A existência de Deus é a única (ou, de longe, a melhor) explicação para a: crença universal na Sua existência, nossa natureza moral e mental, nossa natureza religiosa, os fatos e as leis do universo. (ateísmo, panteísmo, agnosticismo, etc. não provêm uma explicação adequada, nem satisfazem nosso coração). Portanto, Deus existe, é bom e santo, e todopoderoso. c) Impulsionador Primário: Se tudo é energia, só Deus criou a força para iniciar esta energia geradora de toda a vida. d) Possibilidade: Todas as partes do universo dependentes entre si e assim, dependem da existência de um ser independente;Deus. e) Axiológico (grego Áxios-Valor): Deus entende a vida complexa de todos nós, como a complexidade psico-cerebral. f) Eficácia da Razão: Razão admite Deus; é irracional pensar que tudo foi feito ao acaso se na vida tudo há propósito. g) Religiosa: Seres humanos precisam de Deus;os que os seres humanos precisam existe;logo,Deus realmente existe.
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Orientando Vidas em Amor h) Autoridade: Existência de líderes;Se há a presença de líderes e de liderados, isso reflete que há um líder maior,Deus. i) Experiência: Cura, milagre;Curas e milagres em todo o mundo, evidenciam a operação de Deus (realizar milagres.) j) ”consensus gentium”ou “Intuitividade” ou “Crença Universal” Rm 2:15 [14-16]; 1:19-20 (Rm 1:19-23,28,32; Jó 32:8; At 17:28-29): 1) A Crença na existência de Deus é universal; é também necessária (no sentido de que é a “posição normal do pêndulo”: qualquer desvio dela é temporário e contra nossa natureza); portanto, esta crença é intuitiva, inata; não é mero resultado de tradições, educação, raciocínio acurado e educado. 2) Portanto, a crença na existência de Deus foi colocada no coração do homem; 3) Só Deus poderia fazê-lo; 4) Logo Deus existe. Opinião popular;se numa comunidade, pessoas de diferentes padrões atestam, há evidência. k) felicidade cristã: Senso de Confiança.Testemunhos de pessoas transformadas evidenciam
Deus em suas vidas. l) Argumento da Alegria: Todo desejo tem um objeto real de satisfação;os seres humanos têm um desejo inato e natural pela imortalidade; assim, há uma vida imortal após a morte e conseqüentemente, a presença de Deus, juiz.
7) RELAÇÃO DE DEUS NO MUNDO:
Visão correta:TEÍSTA/MONOTEÍSTA CRISTÃ:Há um Deus e somente um único Deus, que é Ele mesmo, em sentido absoluto: Há 3 religiões monoteístas: Judaísmo, Cristianismo e Islamismo.
OS DECRETOS DE DEUS: Eterno propósito,segundo sua vontade para a sua glória preordenada:Termos relacionados: 1) Onisciência (Conhece tudo) 2) Presciência (Antevê tudo) 3) Predestinação (Sabe destino dos eleitos) 4) Retribuição (Pune os ímpios) 5) Eleição (Escolheu povo para si) 6) Preterição(omite não eleitos) 7) Pai: de Cristo (Mt.3:17); de Israel (Dt.32:6); dos Crentes (Ef.4:6); dos Anjos - Criador (Jó.1:6); dos Espíritos (Hb.12:9); da Glória (Ef.1:17); das Luzes (Tg.1:17); de todos (Ef.4:6 e Rm.4:1);dos Órfãos (Sl.68:5);da Eternidade(Is.9:6);das Famílias(Mt.19:5); Fonte procedente de tudo.
Criação e Providência 1) Deus por seu poder e bondade infinitos, criou o mundo do nada, sem perda de sua substância, deu existência ao mundo; 2) que não abandonou, depois de criá-lo;continua a influir em todo momento sobre ele,com sabedoria e amor,conservando e dirigindo no sentido dos fins dados na ordem da criação.
Imanência e Transcendência: a) Deus está unido ao mundo que criou; b) dele se distingue em real independência de Deus, ser infinito, pessoal, autônomo, inteligente e livre, distinto do universo que criou, o conserva e o dirige. Mantém Relações de Pessoa com o Universo e com os Homens:
NA CRIAÇÃO a. Em Deus foram criadas todas as cousas, visíveis e invisíveis: Cl 1:16. b. Deus criou os céus e a terra: Gn 1:1; c. De modo todo especial, Deus criou o homem, Adão, do pó da terra: Gn 2:7.
NA PRESERVAÇÃO (Deus preserva, mantém e sustém tudo que trouxe à existência) a. NEle tudo subsiste: Cl 1:17. b. Ele preserva todas as coisas: Os homens e animais Sl 36:6. O caminho dos Seus santos Pv 2:8. O céu e seus exércitos, a terra, mares, e tudo que neles há Ne 9:6.
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NA SUA PROVIDÊNCIA (Deus antevê, guia, dirige e governa todos os eventos para os Seus santos propósitos): Tudo Sl 103:19. O universo Js 10:12-14 (parou o sol); Sl 147:16-18. Os animais e plantas Jn 1:17 (tubarãobaleia); Mt 6:30,3 (os lírios do campo). As nações Sl 6; Dn 2:21. O Homem Ex 10:27 (Faraó); Sl 75:7. O crente Sl 4:8; 1Co 10:13 (o escape das provações).
O decreto (conselho) de Deus é o eterno e infalível propósito ou plano pelo qual Ele tem declarado fixas todas as coisas.
O decreto de Deus abrange Sua vontade eficaz e Sua vontade permissiva. Dentro do Seu plano soberano, Deus deu ao homem a liberdade de escolher, este é responsável por suas decisões (Jz 21:25; At 2:23).
Seu decreto é eterno Sl 3:1. Sábio Sl 104:24. Livre (sem obrigação interna ou externa, mas em harmonia com Sua natureza) Is 40:13-14 (Sl 135:6). Eficaz (tudo que Deus decretou acontecerá): Is 14:24,27. Traz glória a Si mesmo Ap 4:1. Podemos descansar no Seu poder e promessas! Rm 8:28-32.
O PLANO DE DEUS EM RELAÇÃO AO UNIVERSO E AOS HOMENS: O Plano de Deus cobre tudo e todos: Sl 46:10; 19:89-91; Is 14:26-27; 46:10-1; Dn 4:35. Cobre nossa salvação Ef 1:4,5,9,1; Os tempos e limites da habitação da raça humana At 17:26; A extensão da vida humana Jó 14:5,14; Sl 139:16; As boas obras do crente Ef 2:10; Fp 2:12-13; O mal que Deus torna em bem Gn 50:20; O Reino de Cristo Sl 2:6-8; Mt 25:34.
O PROPÓSITO DE DEUS EM RELAÇÃO À REDENÇÃO -Criador (poder eterno e infinito) de tudo: Gn 1:1 (Gn 1:26; Jo 1:1-3; Ap 4:1);
-Preservador de tudo (em contínua relação pessoal) He 1:3 (Cl 1:15-17) (isto refuta o Deísmo);
- Pai de Seus filhos Gl 3:26 (Jo 1:1-13; Hb 12:5-1). Os relacionamentos como Pai. [Em ordem crescente,] Deus o Pai é o: -Pai da Criação: somos geração dEle At 17:29; Ml 2:10; tudo é dEle e para Ele existimos 1Co 8:6.
-Pai de Israel: Seu primogênito Ex 4:2; por Ele adquirido e estabelecido Dt 32:6.
-Pai dos Redimidos: Jo 1:12; Gl 3:26; 1Jo 3:1-2; abençoando-os com todo tipo de bênção espiritual Ef 1:3-6.
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