sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Os Pórticos Circundantes

Herodes circundou o templo com espaçosos pórticos, cuidadosamente proporcionados às dimensões do edifício e muito mais ricos que os de outrora. Ninguém, ao que parece, tinha ornado tão magnificamente o templo.

Os dois pórticos estavam apoiados a um potente muro, e este muro era ele mesmo a obra mais colossal de que se tinha ouvido falar.

A localização do templo é, com efeito, uma colina rochosa, escarpada, que sobe, no entanto, em pouca inclinação, do lado dos bairros a leste da cidade até ao cume. O nosso primeiro rei Salomão, sob a inspiração divina, executou lá trabalhos consideráveis. No cume, fortificou com um muro todo o planalto; em baixo, elevou, a partir do próprio sopé da colina, que cerca a sudoeste uma profunda ravina, uma segunda muralha de pedras ligadas por chumbo. 

Ao avançar, a muralha abraçava gradualmente um bocado da colina e elevava-se cada vez mais.

Toda esta construção, de plano quadrado, era de um tamanho e de uma altura inimagináveis. Exteriormente, a vista não parava senão nas largas superfícies das pedras. Interiormente, grampos de ferro mantinham o aparelho e asseguravam-lhe uma solidez a toda a prova.

Uma vez erguido este trabalho até ao nível do topo da colina, aplanou-se este cuidadosamente, depois preencheu-se em torno a cavidade compreendida entre o muro e o flanco da colina, até que estivesse ao mesmo nível do planalto e se nivelou a superfície da terraplanagem. Este conjunto constituiu o períbolo, que tinha 4 estádios de perímetro, tendo cada lado 1 estádio de comprimento. Dentro deste muro do períbolo, um outro muro de pedra seguiu o próprio topo.

1Rs 6, 36. 7, 12 fala apenas de muros «com 3 fileiras de pedra talhada e 1 fileira de traves de cedro», em torno dos 2 átrios do templo. 2Cr 4, 9 fala do «átrio dos sacerdotes (= o átrio interior), grande pátio e suas portas, que (Salomão) mandou revestir de bronze». Possivelmente, as traves de cedro estariam erguidas, com tábuas pregadas, formando paredes de madeira acima das 3 fileiras de pedra, delimitando os átrios. Talvez esta simplicidade explique o facto de estes limites dos átrios serem apenas referidos. Em Meguido, também existem átrios de cerca de 50 m de lado (cerca de 100 CV), apenas cercados por muros. O átrio do templo provisório de Moisés era cercado apenas por uma cortina de pano suportada por colunas. O «templo futuro» de Ezequiel, que nunca foi construído, é descrito como tendo pórticos de 50 CV de largura, em torno do átrio interior, fazendo lembrar vagamente um zigurate (Ez 40 - 42).

O tratado Middot da Mishnáh também não fala de colunatas em torno do períbolo exterior.

 Trata-se do períbolo anterior. O novo era retangular (Mid 2, 1; 1, 3).

Nenhum comentário:
Write comentários

Postagens mais visitadas


contador de visitas

Postagens mais Recentes

Follow Us

Music BlogsPageRank
eXTReMe Tracker