Angelologia
Introdução.
De Gênesis à Apocalipse os anjos são mencionados com destaque: cento e oitenta vezes no antigo testamento e cento e setenta cinco vezes no novo testamento. São vistos por toda história sagrada. Suas atividades no céu e sobre a terra, no passado, são registrados em ambos os testamentos, como também suas futuras manifestações são profeticamente reveladas.
Características:
1 Seres criados.
Sl 148. 2,5 Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todas as suas hostes! Louvem eles o nome do Senhor; pois ele deu ordem, e logo foram criados.
Os anjos não são eternos como Deus, nem auto existentes, porem criados. Quando foram criados os anjos? A Bíblia não fornece qualquer resposta definida a essa pergunta. Mas, podemos saber, por inferência, que foram criados no principio, quando Deus criou os céus e a terra.
2 Seres espirituais.
Hb 1.13,14 E a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha destra, Até que ponha a teus inimigos por escabelo de teus pés?
Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?
Os anjos em sua forma comum, são espíritos sem corpo físico. Isso, entretanto, não nega a possibilidade de sua materialização.
3 Seres pessoais.
Ver 2 sm 14.20
Aos anjos são atribuídas características pessoais; são inteligentes, dotados de vontade e atividades.
4 Seres que não se casam.
MT 22.30 pois na ressurreição nem se casam nem se dão em casamento; mas serão como os anjos no céu.
As Escrituras em parte alguma ensinam que os anjos sejam seres assexuados. O ensino que infere da Bíblia é antes o contrário: que há sexo na ordem angelical, e que pertencem ao sexo masculino. Essa inferência se baseia no uso de pronomes do gênero masculino em referencia aos anjos. Dn 8.16,17; lc 1.12,29, 30; AP 12.7; 20.1; 22.8,9.
5 Seres imortais.
Lc 20.35,36 , mas os que são julgados dignos de alcançar o mundo vindouro, e a ressurreição dentre os mortos, nem se casam nem se dão em casamento; porque já não podem mais morrer; pois são iguais aos anjos, e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição.
Os anjos não estão sujeitos a dissolução: nunca morrem. A imortalidade dos anjos e dos homens se deriva de Deus e depende de sua vontade. Os anjos são isentos da morte porque assim Deus os fez. Nunca morrerão ou cessarão de existir.
6 Seres velozes.
MT 26.53 Ou pensas tu que eu não poderia rogar a meu Pai, e que ele não me mandaria agora mesmo mais de doze legiões de anjos?
Dn 9.21 sim enquanto estava eu ainda falando na oração, o varão Gabriel, que eu tinha visto na minha visão ao princípio, veio voando rapidamente, e tocou-me à hora da oblação da tarde.
A fim de nos dar alguma idéia da rapidez de seus movimentos, os escritores sagrados apresentam os anjos como possuidores de asas, a voar em suas tarefas a fim de executarem as ordens do Senhor. Essas formas de expressão não precisam ser compreendidas literalmente: pois o vôo por meio de asas pertence aos seres matérias, e os anjos são seres espirituais. Entre todas as criaturas que estão dentro dos limites da nossa visão, aquelas que possuem asas e voam, exemplificam as dotadas de maior velocidade.
7 Seres poderosos.
a) Dotados de poder sobre humanos
Sl 103.20 Bendizei ao Senhor, vós anjos seus, poderosos em força, que cumpris as suas ordens, obedecendo à voz da sua palavra!
Ver 2 pe 2.11
A Bíblia ensina que os anjos são uma classe de seres criados superiores aos homens. O homem foi feito um pouco inferior aos anjos (Sl 8.5; Hb 2.7). Isso elimina um outro conceito. Alguns acreditam que os crentes que morrem, bem como as crianças que morrem, se transformam em anjos. Mas os homens nunca podem transformar-se em anjos, pois estes para sempre serão distintos dos seres humanos. O homem redimido não é elevado, na redenção, à dignidade de um anjo, mas, em Cristo, o homem é levado a um nível superior ao da classe que os anjos jamais ocuparão.
b) Dotados de poder delegado.
2 ts 1.7 e a vós, que sois atribulados, alívio juntamente conosco, quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder em chama de fogo,
Os anjos são dotados de poder sobre humano; contudo, esse poder tem seus limites estabelecidos. Os anjos são poderosos, mas não todo-poderosos.
Não podemos supor que possuem poder auto-originado. Possuem o poder que Deus lhes dá, pois o poder no sentido mais elevado do termo, pertence exclusivamente a Deus.
8 Seres dotados de inteligência superior.
2 sm 14.17,20 para mudar a feição do negócio é que Joabe, teu servo, fez isso. Sábio, porém, é meu senhor, conforme a sabedoria do anjo de Deus, para entender tudo o que há na terra.
Ver MT 24.36
Sem duvida os anjos foram criados como espíritos inteligentes, cujo conhecimento teve inicio com sua origem. Podemos porem, concluir com segurança que tal conhecimento vem aumentando desde então. As oportunidades que os anjos têm de observação, e as muitas experiências que, nesse sentido e conforme podemos supor, devem ter tido, juntamente com as revelações diretas da parte de Deus, devem ter adicionado grandemente ao acumulo de sua inteligência original.
9 Seres gloriosos.
Lc 9.26 Porque, quem se envergonhar de mim e das minhas palavras, dele se envergonhará o Filho do homem, quando vier na sua glória, e na do Pai e dos santos anjos.
Os anjos são dotados de dignidade e glória sobre-humanas.
10 Seres numerosos.
Dn 7.10 “Um rio de fogo manava e saía de diante dele; milhares de milhares o serviam, e miríades de miríades assistiam diante dele. Assentou-se para o juízo, e os livros foram abertos.”
AP 5.11 “E olhei, e vi a voz de muitos anjos ao redor do trono e dos seres viventes e dos anciãos; e o número deles era miríades de miríades; e o número deles era miríades de miríades e milhares de milhares,”
Nenhum comentário:
Write comentários