sexta-feira, 4 de novembro de 2011

O IMPÉRIO ASSÍRIO



Famosos desde os tempos antigos pela crueldade e pelo talento guerreiro, os assírios também se destacaram pela habilidade na construção de grandes cidades e edifícios monumentais, como atestam as ruínas encontradas em Nínive, Assur e Nimrud.

A EXPANSÃO E QUEDA DA ASSÍRIA

Estabelecido no norte da Mesopotâmia, o Império Assírio foi uma das civilizações mais importantes do Oriente Médio. Os primeiros povoadores conhecidos na região eram nômades semitas que começaram a levar a vida sedentária ao longo do IV milênio a.C. Alguns dados atestam a formação, a partir do século XIX a.C., de um pequeno estado assírio, que mantinha relações comerciais com o Império Hitita. No século XV a.C., depois de um longo período de submissão ao Império Sumério, o estado assírio, com capital em Assur começou a tornar-se independente a se estender. Puzur-Assur III foi o primeiro monarca que livre da opressão suméria empreendeu a expansão do reino. Graças ao apogeu comercial, os assírios puderam lançar-se sob o reinado de Shamsh-Adad I (1813-1781 a.C. mais ou menos), às conquistas que tanta glória lhe trouxeram. O soberano concentrou os esforços na construção de um estado centralizado, segundo o modelo da poderosa Babilônia. Suas conquistas se estenderam aos vales médios do Tigre e do Eufrates e ao norte da Mesopotâmia, mas foram barrados no Alepo, na Síria. Morto o rei seus filhos não puderam manter o império em virtude dos constantes ataques dos povos vizinhos e dos desejos de independência dos súditos.

A CONQUISTA DA BABILÔNIA

A Assíria caiu sob o domínio do reino de Mitani, do qual se libertou em meados do século XIV a.C. O rei Assur-Ubalit I (1365-1330) foi considerado pelos sucessores o fundador do Império Assírio, também conhecido como Império Médio. Para consolidar seu poder, estabeleceu relações com o Egito e interveio nos assuntos internos da Babilônia, casando sua filha com o rei desse estado. Depois de seu reinado, a Assíria atravessou uma fase de conflitos bélicos com os hititas e babilônios, que se prolongou até o fim do século XIII a.C. Quem afinal conseguiu impor-se foi Salmanaser I (1274-1245 a.C.) que devolveu ao estado assírio o poder perdido. Esse monarca estendeu sua influência até Urartu (Armênia), apoiado num exército eficaz que conseguiu arrebatar da Babilônia suas rotas e pontos comerciais. Sob o reinado de Tukult-Ninurta I (1245-1208 a.C.) o Império Médio conseguiu alcançar seu máximo poderio. A mais importante façanha desse período foi a incorporação da Babilônia, que ficou sob a administração de governantes dependentes da Assíria. A Babilônia passou a ser colônia Assíria.

O DECLÍNIO

Com as conquistas militares o Império se estendeu da Síria ao Golfo Pérsico. Depois da morte de Tukult-Ninurta, o poderio assírio entrou em declínio, o que beneficiou a Babilônia, que aos poucos foi se libertando do poderio assírio. Passado o período de guerras contra os invasores hititas e mitânios, a Assíria ressurgiu no fim século XII a.C., com Tiglate-Pileser I (1115-1077), que derrotou a Babilônia numa guerra duríssima. Após a morte de Tiglate-Pileser I, a Assíria caiu sob o domínio dos arameus, do qual por muitos anos não conseguiu libertar-se. A liberdade só veio quando Adade-Ninari II (911-891) assumiu o trono da Assíria e fez sua primeira campanha militar para o oeste na direção do Eufrates superior, pondo fim às tribos dos arameus e outros pequenos povos que habitavam a região.

O RENASCIMENTO DO IMPÉRIO

O sucessor de Adade-Ninari, Tukulti-Nimurta II (890-884), continuou a política de seu antecessor, de criar um império assírio. Ele devolveu a Assíria a antiga grandeza e submeteu a zona de influência dos arameus, que era no Eufrates médio ao domínio dos assírios. Sucedeu-lhe Assurbanipal II (883-859). Ele foi o mais desumano dos reis assírios, impôs sua autoridade com inusitada violência. Foi o primeiro rei assírio a construir carros de guerra e unidades de cavalaria combinadas com a infantaria. Durante seu reinado os inimigos não eram derrotados, eram destroçados e assassinados friamente.

As construções monumentais em Assur, Nínive e Calah e a montagem de um “cinturão” de estados vassalos ao redor do núcleo do território assírio, mostrou ao mundo da época todo o poderio da Assíria. Os dinastas das regiões atingidas por suas expedições militares eram obrigados a pagar tributos regularmente e, muitas vezes colocar a disposição do estado opressor tropas militares. Seu filho Salmanaser III (858-824) foi igualmente cruel. Conquistou a Síria e região.

O último período do grande império assírio iniciou-se com Tiglete-Pileser III (746-727), que dominou definitivamente a Mesopotâmia. A Assíria chegou ao ápice das conquistas militares dominando todo o antigo Oriente. Esse rei sistematizou os projetos de vassalagem e os domínios territoriais, unificando todo o Oriente Próximo. Sua ambição sem limites o levou a estender o império até o reino da Judéia, a Síria e o Urartu. Salmanaser IV e Salmanaser V mantiveram o poderio da Assíria, que anexou a região da Palestina durante o reinado de Sargão II (721-705). Este rei dizimou o Reino do Norte, Israel, deixando de pé apenas Samaria, como sua província. O filho deste rei, Senaqueribe (704-681), teve de enfrentar revoltas internas, principalmente na Babilônia, centro religioso do império. Para conter as revoltas, a Babilônia foi arrasada pelas tropas de Senaqueribe, dando assim o exemplo aos outros povos dominados.

Com Assurbanipal, a Assíria tornou-se o centro militar e cultural do mundo. Depois de sua morte, o império decaiu e nunca mais recuperou o esplendor.

DESTAQUE DA ASSÍRIA NA CIÊNCIA

Fruto das múltiplas relações com outros povos à civilização assíria alcançou elevado grau de desenvolvimento humano, coisa rara na época. Entre as preocupações científicas dos assírios destacou-se a astronomia. Estabeleceram a posição dos planetas e das estrelas e estudaram a Lua e seus movimentos. Na matemática alcançaram alto nível de conhecimentos, comparável ao que posteriormente se verificaria na Grécia clássica.

DESTAQUE DA ASSÍRIA NAS ARTES

O espírito militar e guerreiro dos assírios se refletem em suas manifestações artísticas, principalmente nos relevos que decoram as monumentais construções arquitetônicas. Representam sobretudo cenas bélicas e de caça, em que figuras de animais ocupam o lugar de destaque. Também cultivaram a escultura em marfim, na qual foram grandes mestres, como se constatam nos painéis de Nimrud, que sobreviveram à madeira dos móveis em que eram originariamente incrustados.

OS DEUSES ASSÍRIOS

A religião assíria manteve ancestrais tradições mesopotâmicas, embora tenha sofrido a introdução de outros deuses e mitos. A eterna rivalidade entre assírios e babilônios chegou à religião com a disputa pela preponderância de seus grandes deuses, o assírio Assur e o babilônio Marduk.

O FIM DO IMPÉRIO

Em 612 a.C. o império assírio sucumbiu ao ataque combinado de medos e babilônios. Sob as ruínas de uma esplêndida civilização, ficou a trágica lembrança de suas impiedosas conquistas e da ilimitada ambição de reis.


Nenhum comentário:
Write comentários

Postagens mais visitadas


contador de visitas

Postagens mais Recentes

Follow Us

Music BlogsPageRank
eXTReMe Tracker